O MAIOR E MAIS PODEROSO DESAFIO DE RESOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS

Preparamos estas Q&A (perguntas e respostas) para te ajudar a perceber como funcionam as Olimpíadas CriAtividade® & Inovação.

A QUEM SE DESTINA?

Se és Adulto ou jovem, experiente ou aventureiro de primeira viagem, independentemente do teu contexto ou localidade, e que desejas:

  • utilizar a metodologia Creative Problem Solving, através da abordagem de Assuntos Globais Futuristas, intervenção na Comunidade ou das STEAM;
  • desenvolver competências e ferramentas para o Séc. XXI, a partir de Desafios motivadores;
  • ter acesso aos mais representativos eventos mundiais de criatividade & inovação, em contexto de Educação. 

                  …então as Olimpíadas CriAtividade® & Inovação são para ti!

Podes envolver-te como elemento numa Equipa ou como Mentor

– A participação nas Olimpíadas CriAtividade® & Inovação é  realizada em equipa. 
– Cada equipa é denominada de Tribo e acompanhada por um Mentor.

CriAtivos Tribo/Equipa Mentor
Jovens de contexto formal ou não formal,
do Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.
Equipas colaborativas de 2 a 6 CriAtivos, que desenvolvem as atividades.

- Adulto de qualquer profissão e/ou área de formação académica.

- Idade superior a 18 anos.

- Assume o papel de facilitador da aprendizagem e gestor da participação da Tribo.

- Interesse em participar na experiência, para a sua própria evolução e para contribuir na formação dos CriAtivos.

ONDE SE DESENVOLVE?

As Olimpíadas CriAtividade® & Inovação podem ser desenvolvidos em todos os contextos educativos.

Organizações Educativas

Dentro ou fora da sala de aula, clubes, ...

Associações e Empresas

ATL, associações culturais e recreativas, grupos de jovens, equipas de trabalho, Casa da Juventude, bibliotecas...

Famílias & Amigos

Pais & filhos, grupos de amigos ou colegas, ...

Outros

QUAIS OS ESCALÕES E MODALIDADES DISPONÍVEIS?


  • Escalões

  • Modalidades

Assuntos Globais Futuristas

Esta é a Modalidade ideal para CriAtivos que gostem de aprender novos temas de interesse mundial, treinar e aplicar as suas competências criativas. Convida a investigar assuntos globais, perante uma História Problema-Futurista, e propor soluções criativas e futuristas para resolver problemas complexos de âmbito mundial. As ideias inovadoras serão expressas de um modo bem estruturado e desenvolvido
(by Future Problem Solving Program)

Comunidade

Ideal para CriAtivos com um perfil operacional e pragmático, isto é, com interesse em realizar projetos com intervenção útil e prática! O problema a resolver é selecionado pela Tribo, a partir dos seus próprios interesses. A fase da implementação poderá ocorrer na escola, na localidade, a nível nacional, ou mesmo na comunidade global. É a oportunidade de a Tribo fazer a diferença positiva no mundo, pondo a Criatividade em Ação.
(by Future Problem Solving Program)

Estrelas do Amanhã

A Modalidade Estrelas do Amanhã está pensada especialmente para as crianças desde o Pré-Escolar até ao 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os mais pequenos terão atividades simples, mas sem deixar de estimular o processo criativo. Na resolução do Desafio Temático é imprescindível proporcionar momentos de trabalho em equipa, para que as crianças possam colaborar e aprender juntas, e ainda, fazer novos amigos.
(by Destination Imagination)

  • Modalidades por Escalão

SOU PROFESSOR/EDUCADOR. POR QUE É QUE AS OC&I SÃO ÚTEIS PARA MIM?

A participação nas Olimpíadas CriAtividade® & Inovação pode ser realizada em equipas de Professor (Mentor) e alunos (CriAtivos).

Todas as Modalidades e respetivos Desafios podem ser desenvolvidos em contexto escolar, curricular ou extracurricular.

Um professor/educador pode participar com uma ou várias turmas, desde que divididas em equipas (Tribos) de 2 a 6 elementos, que vão resolver o Desafio Temático da Modalidade que escolherem.

É uma oportunidade para te alinhares ainda mais com os objetivos patentes na Autonomia e Flexibilidade Curricular (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho), assim como a promoção das competências do Perfil dos Jovens à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Além disso, sabes que os jovens de hoje vão entrar no mercado de trabalho durante um período dinâmico da economia mundial, rodeados dos avanços científicos e tecnológicos que revolucionam a maior parte das indústrias.

Estes futuros líderes precisarão de incorporar as competências do Século XXI, tais como a colaboração, criatividade, flexibilidade e resiliência, ao embarcar em carreiras que ainda nem sequer existem!

 

Está demonstrado que as experiências educacionais práticas são elementos-chave para envolver os jovens e empoderá-los para o sucesso.

É cada vez mais difícil, enquanto agentes educativos, conseguir que os jovens se envolvam ativamente na sua própria educação.

Acreditamos que, quando uma experiência pedagógica é divertida e permite colocar “as mãos na massa”, estes são incentivados a levar a sua aprendizagem ao próximo nível e estão mais entusiasmados em fazê-lo.

A participação nas Olimpíadas CriAtividade® & Inovação ajuda a preparar os participantes para um futuro em rápida transformação. Isto acontece com recurso à metodologia de Resolução Criativa de Problemas (Creative Problem Solving), materializada em diferentes Modalidades. Assim, participantes de todas as idades e contextos são convidados a adquirir e promover as competências essenciais ao sucesso académico, profissional e global.

Cada Desafio encoraja os participantes a explorarem as suas paixões, descobrirem os seus próprios talentos e habilidades e desenvolverem novas competências.

Esta metodologia centrada na criança/jovem empodera-o a tomar a liderança, potenciando um ambiente em que pode arriscar e aprender a partir do erro. 

Os participantes tornam-se Creative Problem Solvers para a vida, inspirados para inovar encontrando soluções criativas para os desafios reais, isto de modo rápido, eficaz, eficiente e colaborativo.

Através dos Desafios, os participantes ganham confiança em competências vitais no século XXI, tais como o pensamento criativo, pensamento crítico, cooperação e gestão de projeto. Promovem também as suas competências socio-emocionais que lhes permitem integrar estas valências em diversos contextos.

SOU PAI/MÃE. POSSO PARTICIPAR COM OS MEUS FILHOS?

Sim! 

A participação pode ser realizada em equipas de Pai/Mãe/Outro familiar (Mentor) e filhos/outros familiares (CriAtivos), desde que constituindo uma Tribo de 2 a 6 elementos.

Para além disso, poderás ser Assessor do  Mentor ou  Voluntário.

Reproduzir vídeo

AO PARTICIPAR NAS OLIMPÍADAS C&I, A QUE TENHO ACESSO?

A inscrição é sempre realizada por um adulto que, habitualmente, se tornará Mentor. 

No momento da inscrição tens acesso a uma plataforma digital onde encontras:

Desafio(s) Temático(s), de acordo com o tipo de inscrição.

Desafios Instantâneos para treino.

ToolKit CriAtividade®: material pedagógico com estratégias e ferramentas, para orientar a equipa ao longo do processo criativo e para ajudar a alcançar a solução mais inovadora, para o Desafio Temático.

ToolKit CriAtividade® (consulta aqui uma amostra do seu conteúdo)

Área de desenvolvimento do processo criativo (Creative Problem Solving).

Networking com mentes inovadoras na Área Reservada (All Aboard).

Além disto, se participares nas etapas competitivas:

Poderás vir a receber feedback detalhado, realizado por especialistas em Creative Problem Solving, para impulsionar a criatividade e inovação da equipa. Pede já o teu orçamento.

Prémios exclusivos.

Habilitas-te a que a tua equipa seja apurada para a Final CriAtividade® & Inovação.

Oportunidade de projeção Internacional: as equipas selecionadas serão convidadas a participar no Campeonato Internacional, no ano seguinte, nos Estados Unidos da América.

QUAIS AS ETAPAS DE PARTICIPAÇÃO

  • Inscreve-te
    Garante já o teu lugar, realizando a inscrição como Mentor de uma ou várias equipas.
    Para tal apenas deverás ser maior de 18 anos e ter motivação para participar nesta aventura!
    Nas equipas do Ensino Superior, o Mentor pode ser um dos elementos da equipa.
  • Forma a tua equipa
    Junta os teus amigos, colegas, familiares ou jovens, numa equipa entre 2 a 6 elementos.
    (Nota: na Modalidade Assuntos Globais Futuristas, há a possibilidade de inscrições individuais).
    Tens até ao momento da Meia-Final para indicar a constituição da(s) equipa(s).
  • Implementa o Creative Problem Solving
    Recorrendo ao ToolKit CriAtividade® e conjugando com os talentos de cada elemento, a equipa vai aprender, aplicar e desenvolver o Creative Problem Solving, para atingirem o grande objetivo: resolver o Desafio Temático.
    Paralelamente, vão utilizar o treino nos Desafios Instantâneos, para desenvolver as competências necessárias ao processo criativo.
  • Apresenta a solução inovadora do Desafio Temático
    As equipas das Modalidades Competitivas, apresentam as suas soluções para o Desafio Temático, na Meia-Final CriAtividade® & Inovação.
    Poderás receber Feedback para Progressão.
    Para cada Modalidade e de acordo com os vários escalões, serão apuradas equipas para participarem na Final CriAtividade® & Inovação, a grande oportunidade para defenderem a vossa solução e demonstrarem que são os mais criativos e inovadores de expressão portuguesa (Portugal e Comunidades Lusófonas).
  • Celebra junto com as outras mentes brilhantes, de todo o mundo!
    As equipas selecionadas na Final CriAtividade® & Inovação terão ainda oportunidade de participar no Campeonato Internacional no ano seguinte.
    As equipas que se qualificarem competem e comemoram no Encontro Internacional, de acordo com a Modalidade para que foram qualificados (Global Finals ou International Conference).

O QUE É O FEEDBACK PARA PROGRESSÃO?

Consiste numa informação detalhada, realizada por uma equipa de especialistas em Creative Problem Solving, sobre a implementação do Processo Criativo da Tribo na resolução do Desafio Temático, apresentado pela Tribo, na Meia-Final CriAtividade® & Inovação.

Denomina-se Feedback para Progressão exatamente porque, através dele, a equipa poderá analisar detalhadamente os seus pontos fortes e aspetos de melhoria.

A equipa terá oportunidade de aperfeiçoar/corrigir/detalhar o seu trabalho até à Final CriAtividade® & Inovação, aumentando as suas competências e o seu domínio do Creative Problem Solving.

Podes solicitar orçamento para receberes este apoio pedagógico complementar.

O QUE SÃO AS MODALIDADES E DESAFIOS?

Cada Modalidade tem como base Desafios, ou seja, um conjunto de orientações para desenvolver e estimular o talento de cada equipa. 

Cada Modalidade terá dois tipos de Desafios para resolver: Desafio Temático e Desafios Instantâneos.

Como os Desafios são de resposta aberta, permitem que cada equipa se expresse de forma criativa e assuma total autonomia na construção das soluções. 

Os Desafios são projetados para ensinar e implementar o processo criativo – um sistema de aprendizagem que está na raiz de toda a inovação e da capacidade de dar vida a uma ideia.

Todas as atividades são construídas com a parceria de instituições de elevado valor científico e pedagógico, tais como o Torrance Center for Creativity & Talent Development (centro de investigação da Universidade de Georgia), Future Problem Solving Program International™ e Destination Imagination®.

Cada equipa seleciona uma Modalidade e irá implementar o processo criativo ao seu Desafio Temático, até encontrar a melhor solução. Desejavelmente, apresentam a sua criação na Meia-Final das Olimpíadas CriAtividade® & Inovação e restantes etapas competitivas. 

Os Desafios Temáticos consistem num conjunto de atividades, estímulos e propostas que induzem os participantes a explorarem, mais profundamente, as suas áreas de interesse, descobrirem novos talentos e aprenderem novas competências.

Todos os Desafios têm implícita a aplicação da metodologia Creative Problem Solving, permitindo a aprendizagem e desenvolvimento de competências criativas, analíticas e críticas.

Na Temporada de 2023/2024, tens disponíveis vários Desafios Temáticos.

Embora cada Desafio Temático tenha um foco educacional específico, incorpora elementos que o torna multidisciplinar e transdisciplinar.

Cada temporada tem Desafios diferentes. 

Consulta a descrição dos Desafios Temáticos da Temporada 2023/2024

Os Desafios Instantâneos (Instant Challenges) são atividades que apelam a que os participantes tenham um pensamento rápido, criativo e crítico, enquanto reforçam as suas competências de trabalho colaborativo e de resolução criativa de problemas.

Os Desafios Instantâneos podem ser baseados em tarefas, apresentação ou uma combinação de ambos. Todas as equipas praticam durante o ano e competem durante a Final CriAtividade® & Inovação.

 

 

 

 

 

QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA A TEMPORADA 2023/2024?

Na Modalidade de Assuntos Globais Futuristas, os CriAtivos investigam, individualmente ou em equipa, assuntos globais complexos e apresentam soluções inovadoras a questões-problema que identificam numa situação imaginada no futuro (História Problema-Futurista).

No Desafio Temático desta Temporada serão abordados vários temas:

  • Turismo
  • Urbanização
  • Antártida
  • Meios de Transporte Autónomos

A Modalidade Comunidade incita os CriAtivos a criar um impacto positivo, selecionando um problema da comunidade (será o Desafio Temático) a partir dos seus interesses, reconhecendo a melhor solução e implementando um Plano de Ação.

A partir de temas reais (na comunidade, escolares ou pessoais), a tua Tribo vai produzir Ideias-Solução, gerar critérios para avaliar as possíveis Soluções, criar um Plano de Ação e implementá-lo para resolver o Problema Relevante que identificaram como a sua Área de Interesse. 

  • Aplica a metodologia Creative Problem Solving. 
  • Identifica uma Área de Interesse.
  • Identifica um problema comunitário.
  • Cria Ideias-Solução.
  • Gera critérios para avaliar as possíveis Soluções.
  • Desenha um Plano de Ação.
  • Apresenta um Projeto.
  • Cria uma mudança positiva na comunidade!

O Desafio Temático da Modalidade Estrelas do Amanhã proporciona uma experiência simplificada do processo criativo, dando a crianças entre o Pré-Escolar e o 2º Ano a oportunidade de trabalhar em Tribo e fazer novos amigos.

Desde os recifes de corais até ao leito de um lago, existem muitos habitats subaquáticos incríveis para visitar. Onde será que as criaturas marinhas vão passar férias?

Vem explorar a vida debaixo do mar!

  • Pesquisa habitats subaquáticos.
  • Cria e apresenta uma peça sobre um grupo de criaturas marinhas que vão de férias para um habitat subaquático.
  • Projeta e constrói um modelo de um ponto de referência que as criaturas marinhas visitam.
  • Cria um cenário para mostrar o habitat subaquático.
  • Cria e apresenta um Talento Único que mostre os interesses, talentos e forças da Tribo.

QUAL O CRONOGRAMA PARA A TEMPORADA 2023/2024? 

Cada Temporada decorre ao longo de um ano letivo, com início em setembro e término em maio/junho do ano seguinte.
As equipas que forem vencedoras na Final participam no Campeonato Internacional do ano letivo seguinte.  

As Modalidades competitivas e as não-competitivas têm cronogramas semelhantes mas não coincidentes, pelo que deve ser consultado o Regulamento das Olimpíadas CriAtividade & Inovação.

O cronograma das Modalidades Competitivas é o seguinte:

 

2023

2024

 

set

out

nov

dez

jan

fev

mar

abr

Inscreve-te nas OC&I

1

     

1

 

Identifica a tua Tribo e participa na Meia-Final C&I

      

1

 

Webinares formativos para os Mentores

    

X

(a confirmar)

X

(a confirmar)

X

(a confirmar)

 

Sabe se a tua equipa foi apurada para a Final C&I

      

18

 

Inscreve a tua Tribo na Final C&I

      

25

 

As Tribos não apuradas na Meia-Final C&I

ainda poderão inscrever-se e participar na Final C&I, de acordo com as vagas disponíveis.

      

 

2

Participa na Final C&I

Condições de participação, local e data, a confirmar até à Meia-Final

      

 

21

(a confirmar)

QUAIS AS TAXAS PARA OS PARTICIPANTES?

O Torrance Center® Portugal pretende que todos tenham oportunidade de desenvolver e celebrar, com elevada qualidade, as suas competências em Creative Problem Solving

Por isso, a participação é totalmente gratuita.

NÃO ME CONSIDERO UM CRIATIVO E/OU INOVADOR.

POSSO SER MENTOR?

Sim!

A participação nas Olimpíadas CriAtividade® & Inovação prossupõe o desenvolvimento das competências criativas, tanto no Mentor, quanto nos CriAtivos.

Para tal, o Mentor terá acesso a material pedagógico, que o empodera para acompanhar a(s) sua(s) equipa(s).

Todo o material pedagógico disponibilizado tem como objetivo impulsionar as competências criativas de todos os participantes (ferramentas e atividades para orientar a equipa ao longo do processo criativo).

QUERO SER MENTOR MAS AINDA NÃO SEI ONDE E COM QUEM VOU PARTICIPAR. POSSO INSCREVER-ME?

Sim!

No ato de inscrição o Mentor não precisa de indicar a constituição da equipa, podendo fazê-lo até ao primeiro momento da Etapa Competitiva, a Meia-Final. 

Para ser Mentor apenas é necessário ser maior de 18 anos e ter motivação para embarcar nesta aventura.

QUERO SER MENTOR MAS NÃO SEI COM QUANTAS EQUIPAS IREI PARTICIPAR. POSSO INSCREVER-ME?

Sim. 

No ato de inscrição, enquanto Mentor terás acesso ao ToolKit CriAtividade® com os Desafios, de acordo com o tipo de inscrição que realizares.

Irás indicar a constituição de cada equipa apenas no momento de submeteres trabalhos.

POSSO SER MENTOR DE VÁRIAS EQUIPAS?

Sim!

Quanto mais CriAtivos/jovens conseguires impulsionar, melhor!

Não existe limite para o número de equipas para cada Mentor.

EM QUE CONSISTEM AS ETAPAS COMPETITIVAS?

As Olimpíadas CriAtividade® & Inovação decorrem em quatro etapas: Resolução Criativa do Desafio Temático, Meia-Final CriAtividade® & Inovação, Final CriAtividade® & Inovação e Campeonato Internacional.

As etapas competitivas são os momentos onde as Tribos apresentam as suas soluções dos Desafio Temáticos e recebem Feedback para Progressão: Meia-Final CriAtividade® & Inovação, Final CriAtividade® & Inovação e Campeonato Internacional.

As Tribos com melhor qualificação, em cada etapa, são convidadas para a próxima etapa competitiva.

PORQUE PARTICIPAR NA FINAL CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO? 

10 razões porque não podes perder a Final CriAtividade & Inovação:

#1

Conquistaste o mérito!

#2

Oportunidade para conheceres mentes criativas de todo o mundo.

#3

Ter uma experiência de vida única.

#4

É a maior exposição de criatividade, diversão e inovação.

#5

Vais aprender com os “pros”.

#6

Mergulhar numa aventura inesquecível.

#7

É o local onde a criatividade e a tecnologia se encontram.

#8

Podes partilhar mais do que imaginas.

#9

Aumentar as tuas competências criativas.

#10

Abres a porta para estares no maior evento de problem solvers, que envolve mais do que 150.000 jovens de 30 Países.

AO INSCREVER-ME, SOU OBRIGADO A PARTICIPAR NAS ETAPAS COMPETITIVAS?

Não.

Poderás participar sem realizar qualquer tipo de submissão, ou seja, utilizando os Desafios (Temático e Instantâneos) assim como o ToolKit, para desenvolvimento das competências em Creative Problem Solving.

É também possível realizar a submissão na Meia-Final C&I e, caso a tua Tribo seja apurada, recusar a participação na Final C&I.

Ver as soluções de outras Tribos e celebrar as conquistas de cada uma, é tão divertido quanto compensador, pelo que recomendamos que participes, plenamente, em todas as etapas desta aventura!

SE FOR MENTOR DE VÁRIAS EQUIPAS, TENHO QUE FAZER VÁRIAS INSCRIÇÕES?

Não. 

No ato de inscrição, enquanto Mentor terás acesso ao ToolKit CriAtividade® com os Desafios, de acordo com o tipo de inscrição que realizares. 

Irás indicar a constituição de cada equipa apenas no momento de submeteres trabalhos na Meia-Final e participarem na competição. 

Caso os Mentores pretendam receber formação (para si e/ou para a Tribo e/ou um grupo mais alargado de educadores ou jovens), acompanhamento e/ou feedback de progressão dos trabalhos submetidos, poderão solicitar orçamento.

SE A MINHA EQUIPA NÃO FOR APURADA PARA A FINAL C&I, CONTINUO ENVOLVIDO?

SIM!!! Não te preocupes!

Continuem a trabalhar na vossa solução pois terão oportunidade de se inscrever para a Final C&I, de acordo com o número de vagas disponíveis.

 

Vamos juntos?

Queres usufruir desta experiência?

Tens dúvidas?

Gostas? Partilha com os teus amigos!

Facebook
LinkedIn